III Festival Panateniense de Xadrez

Autor: Panateniense
Publicado em: 04/10/2014
Categoria: Resumo de Torneio


A Panateniense Entretenimento e Eventos realizou no dia 04/10/2014 seu 3o. Festival de Xadrez Escolar. O Torneio, idealizado pelo Professor Christian Avgoustopoulos teve sua primeira edição em 2012, e desde então, acontece uma vez por ano, sempre no segundo semestre, como forma de confraternizar e propiciar a interação de seus alunos de diferentes instituições de ensino.

A grande novidade desta edição foi a possibilidade de organizar o evento nas dependências do Clube de Xadrez São Paulo, fundado em 1902 e, sem dúvidas, o espaço de maior relevância para a prática do Xadrez na Cidade de São Paulo, por onde passaram ao longo desses 112 anos de atividades os campeões mundiais Jose Raul Capablanca, Alexander Alekhine, Max Euwe, Vassily Smyslov, Tigran Petrosian, Boris Spassky, Anatoly Karpov e Vladimir Kramnik, além de grandes referências na modalidade, como Ricardo Reti, Samuel Reshevsky, Miguel Najdorf, Ludwig Engels, Victor Kortchnoi, Bent Larsen, Oscar Panno, Ulf Andersson, Rafael Vaganian, Lubomir Ljubujevic, Anthony Milles, dentre outros.

O evento contou com a presença de 74 alunos das 5 escolas onde o Professor Christian leciona, de 1o. ao 6o. anos do Ensino Fundamental. A quantidade de alunos por escola segue abaixo:


Colégio Dom Pedro - 36 alunos
Escola Arraial das Cores - 12 alunos
Colégio São Francisco Xavier - 11 alunos
Escola Castello Branco - 8 alunos
Colégio Batista de Vila Mariana - 7 alunos


Os participantes foram divididos em 5 torneios diferentes, de acordo com o ano letivo em que estão, sendo que os alunos do 1o. ano, foram anexados ao torneio do 2o. ano, tendo depois sua premiação separada. Os torneios do 2o., 3o., 4o. e 5o. anos foram realizados no sistema suiço, em 5 rodadas, com tempo de reflexão de 15 minutos para cada jogador. Já o torneio do 6o. ano, com 5 participantes, foi disputado no sistema schuring (todos x todos), com o mesmo tempo de reflexão.



O Professor Christian (de azul, ao centro) instruindo pais e alunos no Congresso Técnico.



A Arbitragem ficou a cargo dos Professores Vinícius Saito e Davi Avansini, a quem a Panateniense faz um agradecimento especial pela dedicação e esforços dispensados no enriquecimento de seu projeto e viabilização deste evento.


Ao final do Torneio, foram premiados com troféu os campeões de cada ano e com medalhas especiais os 2os. e 3os. colocados. Todos os demais receberam medalhas de participação. Além disso, foram sorteados 10 conjuntos de peças escolares, com tabuleiro de courvin, cedidos gentilmente pelo Sr. Edy Sakita, proprietário da Consciência do Xadrez, uma das maiores referências que temos na confecção de materiais e na promoção do xadrez amador e escolar no Brasil.




Após Entrega dos Troféus e Medalhas, o Professor Christian dirige o sorteio dos brindes

Abaixo, a relação dos campeões de cada categoria:


1o. ano - Lourenço Jardim Pardini - Escola Arraial das Cores
2o. ano - Cauã Henrique Soares - Colégio Dom Pedro
3o. ano - Gustavo Fernandes Rollim - Colégio Dom Pedro
4o. ano - Rodrigo de Castro Lemos - Colégio São Francisco Xavier
5o. ano - Rafael D'Avila de Souza - Colégio Dom Pedro
6o. ano - Nathan Quinhones Santana - Colégio Batista de Vila Mariana

Confira a classificação final de cada ano, bem como as fotos do evento:

Classificação final 1o. e 2o. anos
Classificação final 3o. ano
Classificação final 4o. ano
Classificação final 5o. ano
Classificação final 6o. ano


Fotos do Evento